Actualmente, a comunicação sobre alimentação é influenciada por duas correntes distintas de pensamento : a corrente Estruturalista e a corrente Funcionalista .
A corrente estruturalista insere a alimentação num contexto social sendo influenciada por aspectos culturais enquanto que a corrente funcionalista relaciona comportamentos alimentares com a função e a composição nutricional dos alimentos. A fusão entre as duas aproxima as dimensões sociais e biológicas que interagem dinamicamente.
Surgem assim diferentes tipos de publicidade : por um lado, anúncios que, ou apelam ao prazer proporcionado pelos alimentos ou os associam a personalidades e tendências sociais, .
A corrente estruturalista insere a alimentação num contexto social sendo influenciada por aspectos culturais enquanto que a corrente funcionalista relaciona comportamentos alimentares com a função e a composição nutricional dos alimentos. A fusão entre as duas aproxima as dimensões sociais e biológicas que interagem dinamicamente.
Surgem assim diferentes tipos de publicidade : por um lado, anúncios que, ou apelam ao prazer proporcionado pelos alimentos ou os associam a personalidades e tendências sociais, .
Por outro lado, temos anúncios que atribuem funções aos alimentos e persuadem o público a consumi–los tendo em vista benefícios para a saúde, prevenção de doenças com grande prevalência na população, ou então , um sentimento de bem- estar, perda/controle de peso, etc.
Uma marca, dois produtos, duas formas de comunicação:
Uma marca, dois produtos, duas formas de comunicação:
Vídeos retirados do site www.youtube.com
Sem comentários:
Enviar um comentário